Durante dois dias, a autarquia de Lagoa marcou presença no A3: Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Juventude.
Este encontro junta jovens, decisores políticos e técnicos municipais na cocriação de uma carta com 10 ideias para melhorar os Conselhos Municipais de Juventude e uma bolsa de projetos para pôr ideias em prática.
Neste encontro, que decorre exclusivamente online, estiveram presentes os conselheiros Marta Arruda, Carlos Resendes e Pedro Tavares que, a partir do Salão Nobre do Convento de Santo António e reunidos com as devidas medidas de segurança, colaboraram ativamente nos trabalhos de grupo, que permitiram uma rica troca de opiniões e experiências entre técnicos e jovens a nível nacional. O evento, inédito, conta com uma elevada participação, mobilizando cerca de 270 participantes e 90 municípios a nível nacional.
Com as boas vindas a serem dadas pela organização, o destaque esteve na mensagem do Presidente da República, o primeiro dia esteve reservado à elaboração de um diagnóstico nacional, seguindo-se a elaboração de uma carta A3: 10 ideias para melhorar os Conselhos Municipais de Juventude. Houve, ainda, oportunidade para conversar com os Presidentes da Direção da Federação Nacional de Associações Juvenis e do Conselho Nacional da Juventude.
No segundo dia, para além da conclusão dos trabalhos, partilhas das conclusões e oficinas digitais, decorreu o Encontro Nacional de Vereadores de Juventude, onde a Vereadora com o pelouro da Juventude, Albertina Oliveira, marcou presença.
Albertina Oliveira, enaltece que este tipo de eventos de partilha de soluções para problemáticas comuns revelam-se como essenciais para o enriquecimento e melhoria da relação entre jovens, técnicos municipais e decisores políticos com reflexo inegável a nível do desenvolvimento de políticas de juventude a nível local. Aos municípios compete a missão de mobilizar, com inovação e acutilância, os jovens para a participação ativa no desenvolvimento do seu concelho.
Ao longo dos últimos anos, o município de Lagoa tem procurado auscultar ativamente e trabalhado em parceria com os jovens, seja através do estreitamento da relação interinstitucional com estabelecimentos de ensino e associações, seja pela auscultação dos conselheiros municipais, seja pelo desenvolvimento de iniciativas dedicadas à juventude como o Orçamento Participativo Jovem e Cartão Jovem Municipal de Lagoa – Açores.